Actualização
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) da província de Maputo, com base na Matola, confirmou a detenção de indivíduos há muito procurados, desvendando uma trama criminosa em desenvolvimento. O desfecho dramático teve início quando agentes do SERNIC, durante uma rotina, identificaram e monitoraram os bandidos no distrito de Boane.
Ao perceberem que estavam sob vigilância, os criminosos empreenderam uma fuga frenética, desencadeando uma perseguição de alta intensidade, culminando na sua neutralização no bairro da Matola "D". Contudo, durante a perseguição, os malfeitores colidiram com veículos, resultando em um incêndio no carro utilizado por eles.
O SERNIC revelou ainda que, no momento da captura, os criminosos estavam investigando uma residência presumivelmente destinada a ser usada como cativeiro para futuras vítimas de rapto. Esta descoberta sugere que estavam preparando uma nova onda de rapto, tendo já identificado potenciais alvos.
Os detidos, considerados altamente perigosos, são suspeitos de envolvimento em dois casos de rapto ocorridos no ano anterior em Maputo, bem como em tentativas de rapto, incluindo a de um empresário na Matola. Um dos indivíduos está também implicado em um caso de homicídio, sendo alvo de um mandado de captura.
O porta-voz do SERNIC enfatizou que os criminosos são cidadãos moçambicanos que atuam no país e buscam refúgio na África do Sul. Os acusados serão apresentados perante um juiz de instrução para determinar os próximos passos legais.