Após uma longa e histórica trajectória à frente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, eleito pela primeira vez para a presidência do clube em 17 de abril de 1982, perdeu ontem às eleições e terá de deixar o clube do branco e azul. Durante seus anos de liderança, Pinto da Costa transformou os Dragões em uma potência tanto a nível nacional quanto internacional, conquistando inúmeros troféus e elevando o prestígio do clube.
Sob sua gestão, o FC Porto conquistou um total impressionante de 69 troféus, sendo sete deles internacionais. Destacam-se duas Liga dos Campeões, duas Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia, marcando uma era de glória para o clube.
Além disso, Pinto da Costa foi responsável por uma mudança radical no desempenho do clube a nível nacional. Antes de sua chegada, o FC Porto havia conquistado apenas alguns títulos. No entanto, durante sua liderança, o clube ganhou 23 campeonatos, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça da Liga, e até um título da Liga 2, conquistado pela equipe B.
Um dos marcos mais notáveis da gestão de Pinto da Costa foi a supremacia do FC Porto no campeonato nacional, incluindo o impressionante 'penta' histórico entre 1994/96 e 1998/99, uma conquista sem precedentes no futebol português.
Internacionalmente, Pinto da Costa também deixou sua marca, transformando o FC Porto de uma equipe regional em uma força reconhecida no cenário europeu. O clube conquistou títulos europeus, incluindo a Taça dos Campeões Europeus em 1987, além de uma Taça UEFA, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental, entre outros.