O presidente da Renamo, Ossufo Momade disse recentemente em Nampula num comício popular que realmente Venâncio Mondlane não pode ser Presidente da Renamo porque tem poucos anos no partido. Ate deu um exemplo afirmando que quando um cristão se converte ao islão não se torna Sheik logo ou quando um cristão entra na Católica não se torna padre logo. É a lógica dele para defender essa exclusão, mas não parou por ai.
O general foi mais além com seus exemplos absurdos onde disse que, quando os jovens querem emprego são exigidos 5 anos de experiência. Essa é a pessoa que quer nosso Presidente da República a pensar assim? Ok. Mas o auge deste comício foi quando ele disse que nenhum Tribunal irá fazer a Renamo recuar das suas decisões. Acho que ele esqueceu que a Renamo foi retirada muitos municípios ele a ver o baile nos tribunais. Agora talvez os Tribunais podem não agir, ou podem ir a favor dele porque os donos dos Tribunais têm interesses em sua permanência.
Ossufo Momade disse que ainda tem seus homens, e que o facto de terem desmobilizado não significa que não tem mais poder dos militares. Na verdade foi uma espécie de ameaça, ainda continua belicista aquele senhor. Diz que pode acionar seus militares desmobilizados caso os Tribunais contrariem as decisões dele e seu elenco. Quando os jovens eram atacados pela polícia nas marchas porque ele não accionou homens dele para defender? Onde é que os homens que ele confia estavam quando lhe retiraram quase todos municípios que a Renamo venceu? Só vai accionar quando é o lugar dele que está em risco de perder? Para manter seus interesses OM deve ameaçar ou chantagear ou tentar aterrorizar os outros! E quer governar assim!