Reajuste Salarial: Os aumentos variam de 150 a 3000 Meticais

Após intensas negociações entre os trabalhadores do sector privado e o patronato, o Conselho de Ministros anunciou um reajuste no salário mínimo, ficando estabelecido em 4.941 meticais. Este aumento, contudo, desapontou os trabalhadores, que haviam solicitado um valor de cerca de 30 mil meticais como salário mínimo. Dos oito sectores de actividade analisados, os aumentos variam de 150 a cerca de 3000 meticais, com o salário mais baixo sendo pago no sector da pesca.

O governo justificou os "aumentos possíveis" devido à actual conjuntura macroeconômica. No entanto, a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM-CS) expressou descontentamento, afirmando que os novos salários só servem para marginalizar ainda mais os trabalhadores.

"André Alberto, representante da OTM-CS, destacou que o salário mínimo em Moçambique cobre apenas 10 dias de despesas, condenando os trabalhadores à vida miserável", revelou em uma entrevista ao programa Economia e Negócios da TV Miramar. A OTM-CS defende uma nova fórmula de negociação para o salário mínimo no sector privado.

Os novos salários mínimos, apesar das críticas, começarão a ser pagos neste mês de abril, colocando em evidência as tensões entre os trabalhadores e o patronato em relação às condições salariais.(Miramar)

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem