A Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM) terminou oficialmente em 4 de julho, em Cabo Delgado, após alcançar avanços significativos no combate ao terrorismo. Desde o início das operações em julho de 2021, a missão teve como objectivo combater grupos extremistas que causavam instabilidade na província.
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, destacou que a força da SAMIM complementou os esforços das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, resultando na destruição de bases terroristas, redução de ataques, retomada das atividades econômicas e melhoria na segurança geral.
Os resultados positivos da missão incluíram o retorno gradual das populações às suas zonas de origem e a livre circulação de pessoas e bens. Cristóvão Chume enfatizou que o sucesso da SAMIM foi uma vitória para a SADC, reforçando a integração regional e servindo de exemplo para o continente africano.
A missão foi destacada após a decisão da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em Maputo em junho de 2021, como resposta regional ao terrorismo em Cabo Delgado. Chume expressou agradecimentos aos países da SADC e ao secretariado pelo apoio no combate ao terrorismo.