Após três dias de intensas deliberações, o Partido FRELIMO finalmente revelou seu candidato presidencial para as Eleições Gerais de 9 de Outubro. Daniel Chapo, actual Governador da Província de Inhambane, emergiu como o nome escolhido após um processo que envolveu uma série de avanços e recuos.
Daniel Chapo, de 47 anos, surpreendeu muitos ao ser selecionado durante a Sessão Extraordinária do partido na última sexta-feira. Seu nome não estava entre os que haviam publicamente expressado interesse na candidatura, mas foi proposto pela Comissão Política no primeiro dia da sessão.
Quem é Daniel Chapo?
Nascido em 6 de Janeiro de 1977, em Inhaminga, Província de Sofala, Daniel Francisco Chapo é um jurista de formação. Ele obteve sua licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane em 2000, e mais tarde completou um mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique, em 2014.
Sua carreira política incluiu cargos como Administrador do Distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado, antes de ser nomeado Governador da Província de Inhambane em Março de 2016, posição que mantém até hoje.